Sancto Estevão de Puebres

Topónimos, entidades de poboación, parroquias...
Responder
VILLON
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 13 Sep 2007, 04:10

Sancto Estevão de Puebres

Mensaje por VILLON »

"Sancto Estevão de Puebres, do Bispado de Lugo" ?

Nasci e moro na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Meu avô materno era português, originário da freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, Distrito de Vila Real.

O meu trisavô era galego (avô paterno do meu avô português). Fazendo pesquisas genealógicas, consegui a certidão de casamento desse meu trisavô. Na certidão somos informados que ele nasceu em "Sancto Estevão de Puebres, do Bispado de Lugo, do Reino de Galiza"[sic]. Já fiz várias pesquisas para localizar essa freguesia da Galicia, porém não consegui.

Gostaria de saber se alguém teria informação sobre uma localidade com esse nome ou, então, com nome parecido ? Há de se notar que o registo foi feito por um padre portugês que lusitanizou os nomes. Acredito que "Pinheiro", na verdade, seria "Piñeiro" e "Ceia" seria Cêa".


Muito agradeço a atenção de todos vocês e saudações do Brasil

Victor Ribeiro Villon

Post-scriptum: tomo a liberdade de transcrever, ipsis litteris, o assento de casamento de meus trisavós:

"Villa Verde
N º. 2 Jose Pinheiro,
e Maria Alves Ribeiro

Aos vinte e um dias do mez de Maio do anno de mil, oito, centos, sessenta, e tres, n’esta Parochial Igreja de Sancta Marinha de Villa Verde,Concelho de Alijo, e Diocese de Braga; na minha presença comperecerão os nubentes Jose Pinheiro, e Maria Alves Ribeiro, os quais conheço serem os proprios, com Licença do Illmº e Rmº Senhor Vigario Geral da Comarca, e na mesma Juiz dos Casamentos, Cesar Augusto Luaresma, para o casamento dos mesmos nubentes, e sem impedimento algum Canonico, ou civil; elle de idade de trinta e tres annos, solteiro, morador neste Lugar de Villa Verde, baptisado na Freguesia de Sancto Estevão de Puebres, do bispado de Lugo, do Reino de Galisa, filho legitimo de Francisco Pinheiro, e Antonia Ceia da mesma Freguesia, Bispado e Reino Supra;e ella de idade de vinte e nove annos incomplectos solteira, natural e moradora neste lugar de Villa Verde, e baptisada nesta Freguesia, filha legitima de Jose Alves Ribeiro e Margarida Coutinho desta Freguesia de Sancta Marinha de Villa Verde; os quais nubentes se receberão por marido e mulher, e os uni em Matrimonio, procedendo em todo este acto conforme o Rito da Sancta Madre Igreja Catholica Apostolica Romana. Forão testemunhas presentes, que conheço serem os proprios Antonio Rodrigues Teixeira, Casado,Lavrador, e João Jose Alves de Sousa, Solteiro, Ferrador, ambos moradores neste Lugar de Villa Verde. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de lido, e conferido por mim assignarão as testemunhas, e os conjuges não assignarão por não saberem.Era ut Supra.

Antonio Rodrigues Teixeira

João Jose Alves de Sousa

o Presbytero Antonio Emygdio da Nobrega Reitor desta Freguesia."
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

É possível que se trate da freguesía de Santo Estevo de Prevesos, no concelho de Castro de Rei, província de Lugo. No português da Galiza, ou seja no galego, Estevão é Estevo.
Com os melhores cumprimentos galaicos-brasileiros
Xavier Milleiro
VILLON
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 13 Sep 2007, 04:10

Mensaje por VILLON »

Caro Milleiro:

Muito obrigado pela informação, ela será de grande utilidade para as minhas pesquisas.

Nunca escrevi para arquivos da Galícia, por tel desconheço o funcionamento.

Caso o meu trisavô, Xosé Piñeiro (acho que no português da Galiza a ortografia correta seria assim e não como consta na certidão, "José Pinheiro, não é ?) tenha nascido realmente em Santo Estevo de Prevesos, a qual arquivo devo dirigir-me ? Ao arquivo da Diocese de Lugo ?

Mais uma vez agradeço.

Com a meu mais vivo cumprimento luso-galaico-brasileiro

Victor VILLON
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

Caro Victor Villon,

Pressumivelmente, para certidões anteriores a 1850 tem que procurar no Arquivo Diocesano de Lugo:

http://www.diocesisdelugo.org/index.php ... /diocesano

De todos os jeitos, pode pregunta ao Bispado de Lugo que livros há da freguesía de Prevesos no e-mail: mcsbispo@planalfa.es

Um abraço desde Galiza

Xavier Milleiro
Breo-jan
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 640
Registrado: 20 Mar 2006, 09:00
Contactar:

Eu coido que podería ser máis ben

Mensaje por Breo-jan »

San Esteban de Pezobrés,no concello de Santiso,na terra de Melide
 
Avatar de Usuario
Milleiro
Super Foreiro
Super Foreiro
Mensajes: 1306
Registrado: 04 Nov 2001, 09:00
Ubicación: Galiza
Contactar:

Mensaje por Milleiro »

Efectivamente, Santo Estevo de Pezobrés, no concelho de Santiso, província da Corunha, pertence á Diocese de Lugo. Esta freguesía também semelha á paroquia que procuras.
Última edición por Milleiro el 21 Sep 2007, 05:55, editado 1 vez en total.
VILLON
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 13 Sep 2007, 04:10

Mensaje por VILLON »

Caros Breo-jan e Milleiro:

Agradeço todas essas informações, elas irão ajudar-me muito. Pelo visto, tenho um longo trabalho pela frente, só espero que a Diocese de Lugo responda ao meu pedido, proveniente do distante Brasil.

Tenho uma pergunta que não quer calar e, talvez, alguém possa me responder. Sei que em Lisboa houve muitos imigrantes de Galiza. No entanto, no caso do meu trisavô, Xosé Piñeiro ou José Pinheiro, não sei quais foram as razões que o levaram ao Portugal profundo.

Naquela época, meados do século XIX, Trás-os-Montes (Concelho de Alijó) não era uma região muito atraente para alguém que quisesse imigrar.

Nessa época era comum a imigração Galega para Trás-os-Montes ?

Um abraço a todos
VILLON
Novo
Novo
Mensajes: 4
Registrado: 13 Sep 2007, 04:10

Mensaje por VILLON »

Escrevi para o Arquivo da Diocese de Lugo, solicitando a certidão de meu trisavô, nascido na Galiza.

No entanto, o arquivista informou-me que não há em Santo Estevo de Pezobrés, tampouco em Santo Estevo de Prevesos, o assento de Xosé Piñeiro ou José Pinheiro. Disse ainda que nessas localidades não há a menção de família Piñeiro ou Pinheiro.

Alguém poderia dizer-me outras localidades, na DIOCESE DE LUGO, que se assemelhem aO nome "SANCTO ESTEVíO DE PUEBRES" :?:

Desde já muito agradeço,

Victor VILLON
Responder